S&P 500 e Nasdaq caem após planos de gastos da Meta assustar investidores

Publicado em 30/10/2025 12:16 e atualizado em 30/10/2025 12:59

Por Pranav Kashyap e Nikhil Sharma

(Reuters) - O S&P 500 e o Nasdaq recuavam nesta quinta-feira, com a Meta e a Microsoft caindo devido a preocupações com o aumento dos gastos com IA, enervando os investidores já preocupados com o ritmo de afrouxamento da política monetária pelo Federal Reserve.

A Meta despencava 12,1%, a caminho de sua maior queda percentual em três anos, depois que a empresa controladora do Instagram previu despesas de capital "notavelmente maiores" no próximo ano, graças aos investimentos em inteligência artificial.

A Microsoft recuava 2,3% depois que a gigante da tecnologia informou um recorde de despesas de capital de quase US$35 bilhões para seu primeiro trimestre fiscal e alertou que os gastos aumentarão este ano.

"Estamos vendo uma limitação no contexto dos gastos com CapEx e monetização de IA", disse Timothy Chubb, diretor de investimentos da Girard.

Por outro lado, a Alphabet, dona do Google, tinha alta de 5,5% uma vez que o crescimento constante do negócio de publicidade e da computação em nuvem impulsionou resultados melhores do que os esperados.

As atenções agora se voltam para os resultados dos outros membros do "Sete Magníficos", a Apple e a Amazon, que divulgam seus balanços após o fechamento do mercado.

As ações dos EUA atingiram máximas recordes na quarta-feira, depois que a fabricante de chips de IA Nvidia se tornou a primeira empresa de capital aberto a ultrapassar US$5 trilhões em capitalização de mercado.

O otimismo em torno da IA tem sido um dos principais impulsionadores da alta do mercado acionário dos EUA este ano, com as principais empresas de tecnologia respondendo coletivamente por 35% do peso do S&P 500.

O Dow Jones Industrial Average subia 0,56%, para 47.894,26 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 0,38%, a 6.863,74 pontos, e o Nasdaq Composite caía 0,92%, para 23.737,30 pontos.

Pelo menos cinco dos 11 setores do S&P 500 eram negociados no vermelho, com a tecnologia da informação pesando fortemente, com queda de 1,2%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

EUA veem Brasil como parceiro "muito promissor" em minerais críticos, diz secretário
Wall Street recua após dados fortes de emprego abalarem apostas no corte de juros do Fed
Ibovespa ultrapassa 190 mil pela 1ª vez embalado por estrangeiros
Dólar cai ao menor valor desde maio de 2024 em meio a forte fluxo estrangeiro para a bolsa
Taxas de DIs curtas caem após comentários de Galípolo, enquanto longas sobem com exterior
Índice STOXX 600 atinge recorde com alta de ações de energia e papéis de tecnologia e finanças caem