Índices europeus sobem por esperança de fim da paralisação do governo dos EUA e Diageo salta
Por Johann M Cherian e Sukriti Gupta
(Reuters) - Os índices acionários europeus subiram nesta segunda-feira, refletindo o otimismo dos mercados globais com os primeiros sinais de que a histórica paralisação do governo dos Estados Unidos pode chegar ao fim em breve, enquanto a Diageo avançou depois que a fabricante de bebidas alcoólicas nomeou um novo presidente-executivo.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 1,42%, a 572,82 pontos, e registrou seu melhor dia em quase três semanas.
Na sessão anterior, o STOXX 600 registrou sua maior perda semanal desde o final de agosto, conforme preocupações com uma bolha no setor de tecnologia, juntamente com a falta de dados oficiais dos EUA, devido à paralisação de 40 dias do governo federal, afastaram investidores.
No entanto, o nervosismo do mercado mostrou sinais de diminuição depois que o Senado dos EUA apresentou uma proposta que reabriria o governo e o manteria em funcionamento até o final de janeiro. O texto precisa do sinal verde da Câmara dos Deputados e do presidente dos EUA, Donald Trump.
Falando sobre os ganhos nos mercados da União Europeia, Fiona Cincotta, analista sênior de mercado do City Index, disse que "o possível fim da paralisação do governo dos EUA está melhorando o clima e eliminando um nível de incerteza".
"Investidores estão mais dispostos a assumir riscos, e vimos demanda por risco em todos os mercados globais."
O setor de tecnologia se recuperou de perdas recentes, com alta de 1,6%, enquanto a Siemens Energy subiu 4,6% depois que a corretora Jefferies elevou a fabricante de equipamentos de data center de "manter" para "compra".
O setor de bancos ganhou 2,9%. O Commerzbank subiu 6,6%, depois que o Deutsche Bank elevou a recomendação da ação de "manter" para "compra".
A Diageo avançou 5,2%, depois que o fabricante de bebidas alcoólicas nomeou Dave Lewis, ex-chefe da Tesco , como seu presidente-executivo, recorrendo a uma pessoa de fora para dirigi-la em um período desafiador para o setor de bebidas.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 1,08%, a 9.787,15 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,65%, a 23.959,99 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,32%, a 8.055,51 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 2,28%, a 43.895,67 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,77%, a 16.182,50 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 1,56%, a 8.314,75 pontos.