Confiança dos investidores da zona do euro aumenta mais que o esperado no início de 2026
BERLIM, 12 Jan (Reuters) - O índice Sentix que mede a confiança dos investidores na zona do euro aumentou mais do que o esperado no início do ano, atingindo seu nível mais alto desde julho de 2025 devido à melhora das expectativas, embora ainda permaneça em território negativo, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira.
O índice subiu para -1,8 pontos em janeiro, de -6,2 no mês anterior, superando as previsões dos analistas consultados pela Reuters de uma leitura de -4,9.
"Enquanto a zona do euro, e a Alemanha em particular, continuam a lutar com desafios estruturais, mas estão mostrando sinais de recuperação, os EUA e a Ásia em particular estão dando um novo impulso ao crescimento", disse o Sentix em comunicado.
A pesquisa com 1.091 investidores, realizada de 8 a 10 de janeiro, mostrou que as expectativas econômicas, em particular, estavam em alta, mais do que dobrando em relação a dezembro e atingindo 10,0 em janeiro.
O índice que mede a situação atual também melhorou um pouco, avançando para -13,0 em relação a -16,5 no último mês de 2025.
(Reportagem de Miranda Murray)