Confiança dos investidores da zona do euro tem forte alta em fevereiro
![]()
Por Maria Martinez
BERLIM, 9 Fev (Reuters) - O índice Sentix que mede a confiança dos investidores na zona do euro subiu inesperadamente em fevereiro, registrando seu terceiro ganho mensal consecutivo e o nível mais alto desde julho de 2025, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira.
O índice subiu para 4,2 pontos em fevereiro, ante -1,8 no mês anterior, superando as previsões dos analistas consultados pela Reuters que apontavam para uma leitura de 0,0.
“A recessão na zona do euro parece ter chegado ao fim e uma recuperação parece ter começado”, afirmou a Sentix em comunicado à imprensa.
A pesquisa com 1.091 investidores, realizada entre 5 e 7 de fevereiro, mostrou que tanto as expectativas econômicas quanto a situação atual estão em alta.
As expectativas subiram de 10,0 no mês anterior para 15,8, enquanto o índice que mede a situação atual também avançou de -13,0 em janeiro para -6,8.
A economia alemã também está contribuindo para o desenvolvimento encorajador na zona do euro, com o índice atingindo -6,9, nível mais alto desde julho de 2025, ante -16,4 no mês anterior.
“Isso pode significar o fim da fase recessiva da economia alemã”, segundo a Sentix.
(Reportagem de Maria Martinez)
0 comentário
Índices dos EUA caem conforme petróleo sobe 12% e mercado de trabalho mostra enfraquecimento
Supremo manda PF abrir inquérito sobre vazamento de "supostos diálogos" com Moraes após pedido da defesa de Vorcaro
Ibovespa fecha em queda e tem pior semana desde 2022 com risco geopolítico maior
Dólar fecha dia abaixo dos R$5,25, mas acumula alta de 2% na primeira semana de guerra
Juros futuros encerram 1ª semana de guerra com altas acumuladas acima de 50 pontos-base
Casa Branca diz que EUA estão bem encaminhados para controlar espaço aéreo iraniano