Minério de ferro sobe com expectativas de aumento na produção de ferro gusa na China
Por Ruth Chai
Cingapura, 29 Jan (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro subiram nesta quinta-feira, após duas sessões consecutivas de quedas, impulsionados pelas expectativas de uma recuperação na produção de ferro gusa da China, à medida que mais siderúrgicas retomam a produção após manutenções.
O contrato de minério de ferro mais negociado para maio na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) subiu 1,78%, para 798,5 iuanes (US$114,96) por tonelada.
O contrato de referência de minério de ferro para março na Bolsa de Cingapura subiu 1,62%, para US$104,75 por tonelada.
A produção de ferro gusa da China caiu 7.000 toneladas em relação à semana anterior, diante da parada para manutenção de vários altos-fornos, adiando a retomada da produção planejada para a próxima semana, informou o Shanghai Metals Market (SMM) em nota.
A produção de ferro gusa deve aumentar, com as baixas temperaturas na China exigindo que as usinas continuem produzindo para evitar o congelamento dos sistemas de drenagem, se o fornecimento de minério for suficiente, informou o SMM em nota separada.
No entanto, operadores do mercado também estão cautelosos com a implementação de restrições de proteção ambiental e a realização de inspeções de segurança pelo governo chinês na véspera do feriado do Ano Novo Lunar, o que impediria a produção de aço e moderaria a demanda por matérias-primas, disse o SMM.
A Hangda Steel e a Chengshi Steel anunciaram planos de manutenção e suspenderão a produção durante o mês de fevereiro.
(Reportagem de Ruth Chai)