Minério de ferro sobe com promessa da China de pacote de medidas de estímulo
![]()
Por Ruth Chai
CINGAPURA, 12 Jan (Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro subiram nesta segunda-feira, com a mais recente promessa da China de lançar um pacote de medidas para estimular o consumo doméstico, o que impulsionou o sentimento do mercado de minério.
O contrato de maio do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou a sessão do dia com alta de 0,92%, a 822,5 iuanes (US$117,92) a tonelada.
O minério de ferro de referência de fevereiro na Bolsa de Cingapura avançou 0,68%, para US$109,2 a tonelada.
O Gabinete da China realizou uma reunião na sexta-feira sobre a implementação de um pacote de medidas fiscais e financeiras para impulsionar a demanda interna, incluindo iniciativas para estimular o consumo das famílias, informou a emissora estatal CCTV.
A necessidade de reabastecimento, bem como a diminuição dos embarques globais de minério de ferro da Austrália e do Brasil, também elevaram os preços.
Os estoques de minério de ferro em 247 usinas siderúrgicas estão mais baixos em comparação com os níveis medidos durante o mesmo período nos últimos anos, de acordo com a consultoria Mysteel, indicando que ainda há algum espaço para estimular a demanda.
O impulso de reabastecimento é impulsionado ainda mais por uma recuperação na produção média diária de ferro-gusa para 2,3 milhões de toneladas.
Os embarques globais de minério de ferro da Austrália e do Brasil totalizaram 26,064 milhões de toneladas, uma queda de 1,36 milhão de toneladas em relação à semana passada, de acordo com dados da Mysteel divulgados em 12 de janeiro.
Outros ingredientes siderúrgicos tiveram ganhos na Bolsa de Dalian, com o carvão metalúrgico e o coque subindo 4,21% e 1,35%, respectivamente.
(Reportagem de Ruth Chai)
0 comentário
Wall Street cai na abertura pr preocupações com a autonomia do Fed
Presidente do México diz que teve "boa conversa" com Trump sobre segurança e drogas
Irã diz que comunicações estão abertas com EUA; Trump avalia resposta à repressão a protestos
Economista-chefe do Goldman Sachs diz que ameaça contra Powell aumenta preocupações com independência do Fed
Presidente interina da Venezuela pede preservação do poder político
Dólar tem viés de baixa ante real após governo dos EUA ameaçar Powell com processo