BC da China promete apoio financeiro para impulsionar demanda interna

Publicado em 10/02/2026 10:10 e atualizado em 10/02/2026 13:17

 

PEQUIM, 10 Fev (Reuters) - O banco central da China informou nesta terça-feira que intensificará o apoio financeiro para impulsionar a demanda interna, uma vez que o excesso de capacidade industrial e a fraqueza do consumo pesam sobre a confiança das empresas e prejudicam as perspectivas de crescimento.

A economia está estável, mas enfrenta desafios como “oferta forte e demanda fraca”, afirmou o Banco do Povo da China em seu relatório de implementação da política monetária do quarto trimestre.

As autoridades chinesas têm prometido repetidamente impulsionar o consumo interno para lidar com o desequilíbrio entre oferta e demanda. O crescimento das vendas no varejo da China, um indicador do consumo, ficou aquém da expansão geral do PIB em 2025, e o crescimento impulsionado pelas exportações do país enfrenta incertezas em um ambiente geopolítico volátil.

O banco central afirmou que orientará as instituições financeiras a fortalecer o apoio à demanda interna e guiará o capital privado a participar da expansão do consumo e do investimento para estabilizar conjuntamente o crescimento.

Também se comprometeu a direcionar mais recursos financeiros para apoiar a expansão do consumo de serviços.

Impulsionar um crescimento econômico estável e uma recuperação razoável dos preços devem ser considerações importantes na política monetária, afirmou o banco central, prometendo gerenciar cuidadosamente a força, o ritmo e o momento da sua implementação.

O banco central também afirmou que aumentará o apoio à inovação tecnológica e realizará regularmente negociações de títulos do Tesouro para gerir a liquidez.

(Reportagem de Yukun Zhang, Ethan Wang e Ryan Woo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governadores não comparecerão a reunião com Trump após Casa Branca convidar apenas republicanos, diz fonte
Índice STOXX 600 fecha estável conforme perdas nas ações de seguros e energia compensam alta de papéis de luxo
Secretário de Comércio dos EUA afirma que dólar está em nível “mais natural” para o comércio
Ibovespa recua pressionado por tombo de Eneva; BB Seguridade sobe
Wall Street sobe enquanto investidores aguardam dados econômicos
BC da China promete apoio financeiro para impulsionar demanda interna