BC da China promete apoio financeiro para impulsionar demanda interna
![]()
PEQUIM, 10 Fev (Reuters) - O banco central da China informou nesta terça-feira que intensificará o apoio financeiro para impulsionar a demanda interna, uma vez que o excesso de capacidade industrial e a fraqueza do consumo pesam sobre a confiança das empresas e prejudicam as perspectivas de crescimento.
A economia está estável, mas enfrenta desafios como “oferta forte e demanda fraca”, afirmou o Banco do Povo da China em seu relatório de implementação da política monetária do quarto trimestre.
As autoridades chinesas têm prometido repetidamente impulsionar o consumo interno para lidar com o desequilíbrio entre oferta e demanda. O crescimento das vendas no varejo da China, um indicador do consumo, ficou aquém da expansão geral do PIB em 2025, e o crescimento impulsionado pelas exportações do país enfrenta incertezas em um ambiente geopolítico volátil.
O banco central afirmou que orientará as instituições financeiras a fortalecer o apoio à demanda interna e guiará o capital privado a participar da expansão do consumo e do investimento para estabilizar conjuntamente o crescimento.
Também se comprometeu a direcionar mais recursos financeiros para apoiar a expansão do consumo de serviços.
Impulsionar um crescimento econômico estável e uma recuperação razoável dos preços devem ser considerações importantes na política monetária, afirmou o banco central, prometendo gerenciar cuidadosamente a força, o ritmo e o momento da sua implementação.
O banco central também afirmou que aumentará o apoio à inovação tecnológica e realizará regularmente negociações de títulos do Tesouro para gerir a liquidez.
(Reportagem de Yukun Zhang, Ethan Wang e Ryan Woo)
0 comentário
Ibovespa recua pressionado por tombo de Eneva; BB Seguridade sobe
Wall Street sobe enquanto investidores aguardam dados econômicos
BC da China promete apoio financeiro para impulsionar demanda interna
Inflação na zona do euro será afetada por tarifas mas cortes nos juros podem compensar, dizem economistas do BCE
Índia tem negociações para acordos de minerais críticos com Brasil, Canadá, França e Holanda, dizem fontes
Ministra das Finanças do Japão afirma que excedente de reservas cambiais pode ser discutido como opção de financiamento