Taxas dos DIs fecham em baixa após dados fracos de emprego nos EUA
Por Fabricio de Castro
SÃO PAULO, 7 Ago (Reuters) - A surpresa negativa com os dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos nesta sexta-feira disparou a queda firme dos rendimentos dos Treasuries no exterior, o que conduziu as taxas dos DIs no Brasil à baixa.
No fim da tarde, a taxa do DI (Depósito Interfinanceiro) para janeiro de 2028 estava em 13,78%, em baixa de 7 pontos-base ante o ajuste de 13,853% da sessão anterior. Na ponta longa da curva a termo, a taxa do DI para janeiro de 2035 estava em 14,425%, com recuo de 3 pontos-base ante o ajuste de 14,45%. Na semana, as quedas acumuladas foram de 8 e 22 pontos-base, respectivamente.
O Departamento do Trabalho dos EUA informou pela manhã que foram fechados 23 mil postos de trabalho no país em julho, contrariando a expectativa de economistas ouvidos em pesquisa da Reuters de abertura de 80 mil vagas. A taxa de desemprego ficou em 4,1%, ante 4,2% projetados.
O dado anterior foi revisado para pior, passando a apontar criação de 20 mil vagas em junho, ante os 57 mil postos de trabalho inicialmente informados.
Em reação, os rendimentos dos Treasuries despencaram, com investidores avaliando que a fraqueza dos dados reduz as chances de o Federal Reserve subir juros no curto prazo.
“Esse enfraquecimento do mercado de trabalho é consistente com a precificação atual do mercado, que já não espera mais alta de juros em setembro, e sim manutenção, com um aumento de 0,25 p.p. em outubro, o único movimento esperado para o restante de 2026”, disse Vitor Kayo, economista sênior da Nomad, em comentário escrito.
No Brasil, as taxas dos DIs, que registravam mais cedo variações contidas, se firmaram em baixa após os números norte-americanos, em paralelo ao recuo do dólar ante o real.
Após marcar 13,830% (-2 pontos-base) às 9h29, pouco antes da divulgação do relatório nos EUA, a taxa do DI para janeiro de 2028 atingiu a mínima intradia de 13,755% (-10 pontos-base) às 9h33, já depois dos dados. Perto deste horário o dólar também estava na mínima do dia ante o real.
No restante do dia, as taxas seguiram no território negativo, mas com variações menores, em meio à desaceleração das perdas dos rendimentos dos Treasuries.
Às 16h36, o rendimento do Treasury de dois anos -- que reflete apostas para os rumos das taxas de juros de curto prazo -- tinha queda de 5 pontos-base, a 4,191%. Já o retorno do título de dez anos -- referência global para decisões de investimento -- caía 3 pontos-base, a 4,639%.
Além dos dados norte-americanos, os investidores se mantiveram atentos durante o dia ao noticiário sobre o Oriente Médio, com o conflito entre EUA e Irã ainda em curso.
Veja como estavam as taxas dos principais contratos de DI no fim da tarde desta sexta-feira:
Mês Ticker Taxa Ajuste Variação
(% anterior (p.p.)
a.a.) (% a.a.)
JAN/27 13,74 13,765 -0,025
JAN/28 13,78 13,853 -0,073
JAN/29 14,03 14,108 -0,078
JAN/30 14,195 14,257 -0,062
JAN/31 14,28 14,322 -0,042
JAN/35 14,425 14,45 -0,025
(Edição de Pedro Fonseca)