BCE diz que aumento da inflação impulsionada pela energia justifica aumento dos juros em junho

Publicado em 01/09/2026 08:20 e atualizado em 01/09/2026 10:35

FRANKFURT, 1 Set (Reuters) - O aumento repentino da inflação na zona do euro desde o início da guerra no Irã foi impulsionado quase que inteiramente pela alta nos preços da energia, o que justifica o pequeno aumento nas taxas de juros promovido pelo Banco Central Europeu (BCE) em junho, segundo revelou uma nova pesquisa do BCE divulgada nesta terça-feira.

O BCE elevou os juros pela primeira vez em quase três anos e deve fazê-lo novamente na próxima semana, já que as contínuas interrupções no Estreito de Ormuz mantêm os preços do gás e da gasolina elevados na zona do euro, que é importadora de energia.

Uma nova publicação no blog de pesquisadores do BCE comparou o atual período de alta inflação com o que se seguiu à invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia em 2022, utilizando variáveis como desequilíbrios de oferta e demanda relacionados à pandemia, choques adversos no abastecimento de energia, bem como medidas de política fiscal e monetária.

“Nossas estimativas sugerem que o atual aumento da inflação geral, até o final de maio de 2026, tem sido impulsionado quase inteiramente por choques adversos no abastecimento de energia”, escreveram os economistas Kristina Barauskaitė Griškevičienė e Claus Brand.

Em contrapartida, o surto de alta inflação de 2021-2022 também foi impulsionado inicialmente por estímulos monetários e, posteriormente, por estímulos fiscais.

“Esse contraste corrobora a resposta de política mais moderada adotada até o momento”, afirmou o blog. “A resposta dada até o momento é consistente com a orientação de médio prazo da política monetária do BCE e com as expectativas do mercado financeiro.”

A maioria dos economistas esperava que a guerra no Irã terminasse ao longo do verão europeu.

(Reportagem de Francesco Canepa)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Inflação na zona do euro pode aumentar com uma guerra prolongada no Irã, alerta economista-chefe do BCE
BCE vai reagir se guerra contra o Irã elevar a inflação, diz chefe do BC da Alemanha
Autoridades do BCE reconhecem riscos da guerra, mas prometem manter inflação sob controle
BCE eleva previsão de inflação por custos de energia mais altos
BCE espera discussões sobre aumento de juros em abril mas movimento é mais provável em junho, dizem fontes
Guerra no Irã pode significar estagflação para a União Europeia, diz autoridade