Dilma quer agricultura forte contra volatilidade

Publicado em 23/08/2011 14:34

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (23) que é necessário fortalecer a agricultura brasileira para proteger o setor da volatilidade dos preços das commodities.

"Precisamos fortalecer nossa agricultura para fazer frente ao caráter volátil e muitas vezes especulativo dos preços das commodities, fazer face às intempéries, enfim, proteger a nossa agricultura e incentivá-la a ser cada vez mais forte", afirmou a presidente na posse do novo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro.

Dilma aproveitou a cerimônia para defender o combate ao protecionismo e insistiu no uso dos órgãos globais para proteger os produtos brasileiros de ações prejudiciais do comércio mundial.

"Devemos lutar nos organismos internacionais contra o protecionismo e as práticas comerciais danosas ao Brasil", disse.

A presidente agradeceu a gestão do ex-ministro Wagner Rossi, que deixou o governo na semana passada após uma série de denúncias de irregularidades na pasta, que chegaram a atingi-lo pessoalmente.

"O ex-ministro Wagner Rossi deixa também uma herança de êxitos e bons resultados, expresso no plano agrícola e pecuário de 2011 e 2012 que irá aplicar um montante de 107,5 bilhões na agropecuária brasileira na atual safra, volume recorde de recursos", afirmou.

Rossi foi o quarto ministro a deixar o governo em cerca de dois meses em meio a denúncias, assim como Antonio Palocci, da Casa Civil, e Alfredo Nascimento, dos Transportes. Nelson Jobim também deixou o Ministério da Defesa após divulgação de uma entrevista na qual criticou colegas de governo.

Nesta terça-feira, o índice de commodities Reuters-Jefferies CRB, referência global para o setor de matérias-primas, subia 0,8 por cento.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar tem estabilidade com exterior favorável e antes do Copom
Governo publica portaria que suspende dívidas de pessoas, empresas e municípios por 90 dias no RS
Pacheco diz que Senado aprovará decreto legislativo sobre calamidade no RS nesta 3ª
Preços do minério de ferro ficam estáveis com esperanças de estímulo ao setor imobiliário
Forças Armadas israelenses tomam posto de fronteira de Rafah e intensificam ataques no sul de Gaza