Bolsas asiáticas fecham em alta por medidas anticrise na Europa

Publicado em 07/10/2011 08:05 e atualizado em 07/10/2011 10:08
As bolsas de valores asiáticas fecharam em alta nesta sexta-feira, depois que autoridades da Zona do Euro agiram para ajudar os bancos em dificuldade da região e impedir uma crise financeira. O índice MSCI da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subiu 2,91%, puxado pela disparada de 4,4% no setor de recursos naturais.

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou medidas agressivas de liquidez na quinta-feira para ajudar os bancos que viram as condições de financiamento secar diante da redução da confiança do mercado. Também, a União Europeia disse que apresentará planos para uma recapitalização coordenada dos bancos.

O ouro, o petróleo, o cobre e as ações registraram ganhos no acumulado da semana na Ásia por esperanças de que os líderes europeus possam finalmente estar controlando a crise de dívida, mas a escala da tarefa a ser feita mantém a cautela elevada. "Ainda há muitos problemas que o sistema financeiro europeu enfrenta", disse Greg Gibbs, estrategist do RBS em Sydney. "O rali de apetite por risco provavelmente vai perder força na próxima semana".

Em Tóquio, o índice Nikkei ganhou 0,98%. O índice de Seul encerrou em alta de 2,89%. O mercado subiu 3,11% em Hong Kong e a bolsa de Taiwan avançou 1,12%. Cingapura ganhou 1,43% e Sydney fechou com valorização de 2,28%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo publica portaria que suspende dívidas de pessoas, empresas e municípios por 90 dias no RS
Pacheco diz que Senado aprovará decreto legislativo sobre calamidade no RS nesta 3ª
Preços do minério de ferro ficam estáveis com esperanças de estímulo ao setor imobiliário
Forças Armadas israelenses tomam posto de fronteira de Rafah e intensificam ataques no sul de Gaza
Japão adverte sobre medidas a serem tomadas em relação a movimentos cambiais acelerados