STF retoma nesta quarta-feira (15) votação do marco temporal das terras indígenas

Publicado em 15/09/2021 14:00 e atualizado em 15/09/2021 16:35
Além Fachin e de Nunes Marques, outros oito ministros ainda devem votar o assunto por ordem de chegada à Corte

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma a partir das 14h (horário de Brasília) desta tarde de quarta-feira (15) a discussão sobre o marco temporal das terras indígenas. A sessão será retomada com a conclusão do voto do ministro Kassio Nunes Marques.

Na semana passada, o ministro Edson Fachin, relator do caso, concluiu seu voto com rejeição da tese do marco temporal para a demarcação de terras indígenas. Ou seja, não precisa que os indígenas comprovem a ocupação de terra no dia da promulgação da Constituição de 1988 para terem direito a ela.

Além Fachin e de Nunes Marques, outros oito ministros ainda devem votar o assunto por ordem de chegada à Corte. Com a previsão de retomada dos trabalhos no STF nesta quarta-feira, o julgamento já vai para sua quarta semana.

E ainda pode estar longe de ser concluído. Segundo apuração da colunista Mônica Bergamo da Folha de S. Paulo, a tendência é de que um dos oitos ministros que ainda precisa votar no julgamento peça vista, um prazo maior para analisar o assunto.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indígenas voltam a defender demarcação de territórios em evento na Câmara dos Deputados
Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR