STF retoma agora julgamento sobre marco temporal de terras indígenas

Publicado em 20/09/2023 12:51 e atualizado em 20/09/2023 18:34
Presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), questiona análise do tema pelo STF e ressalta os riscos que uma decisão contrária poderá causar à sociedade

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma na tarde desta quarta-feira (20) o julgamento sobre a constitucionalidade do marco temporal para demarcação de terras indígenas. O placar do julgamento está 4 votos a 2 contra a tese. Para entender o caso, clique aqui.

Até o momento, além de Barroso, os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin se manifestaram contra o marco temporal. Nunes Marques e André Mendonça se manifestaram a favor.

Nos últimos dias, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado aprovou um projeto que estabelece, entre outras coisas, um marco temporal para a demarcação de terras indígenas.

Relator do marco temporal na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, senador Marcos Rogério (PL-RO), leu nesta quarta o relatório favorável ao Projeto de Lei 2903/2023. Segundo ele, o projeto estabelece um marco temporal para a demarcação de terras, nada mais é, que a confirmação de um entendimento já firmado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, é mais uma prova que a matéria é constitucional.

Foram concedidas vistas coletivas e a votação do marco temporal na comissão foi remarcada para a próxima quarta-feira (27).

Leia mais:

+ Marcos Rogério apresenta relatório favorável ao Marco Temporal na CCJ

O presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), chegou a comentar sobre análise do tema pelo STF e os riscos que uma decisão contrária poderá causar à sociedade.

Leia mais:

+ Presidente da FPA critica decisão do STF sobre terras produtivas, mas mais ainda a invasão à 'competência legislativa do Congresso'

+ “Não reconhecer o marco temporal é desrespeito ao direito de propriedade”, diz Pedro Lupion

+ Marco Temporal, tese do indigenato ou a indenização de propriedades no processo de demarcação de terras indígenas; saiba qual a melhor alternativa para o Agro

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indígenas voltam a defender demarcação de territórios em evento na Câmara dos Deputados
Marco Temporal: "Decisão de Gilmar Mendes é mais uma vitória importante" e garante constitucionalidade da lei, afirma Lupion
STF suspende tramitação de todas as ações judiciais sobre Lei do Marco Temporal
FPA se manifesta sobre busca da PGR por derrubada do Marco Temporal das Terras Indígenas
FPA se posiciona sobre decisão do STF em relação às demarcações em Guaíra/PR