Soja 11/12: Safra da América do Sul deve ser de 130,81 mi t, diz Safras & Mercado

Publicado em 06/02/2012 16:07
A produção de soja da América do Sul deverá totalizar 130,813 milhões de toneladas na temporada 2011/12, com recuo de 4% sobre o total colhido em 2010/11, de 135,830 milhões de toneladas. O número faz parte de estimativa divulgada por Safras & Mercado, que indica ainda crescimento de 2% na área a ser colhida, que envolveria 48,778 milhões de hectares.

O levantamento aponta queda de 6% na produção brasileira, que ficaria em 70,273 milhões de toneladas. A safra da Argentina está estimada em 49 milhões de toneladas, praticamente repetindo o ano anterior. Os paraguaios deverão colher 7,5 milhões, com baixa de 10%.

A produção da Bolívia está estimada em 2,420 milhões de toneladas, aumentando 4% sobre a temporada anterior. A safra do Uruguai deverá crescer 5%, atingindo a casa de 1,620 milhão de toneladas.

"O novo levantamento trouxe a confirmação de duas importantes informações: a primeira é que, apesar de algumas limitações de natureza política e fundiária, a área na região cresceu mais uma vez e atingiu novo recorde; e a segunda é que, apesar da área maior e do firme incremento no nível tecnológico das lavouras, as dificuldades impostas pelo clima irregular irão impedir que o recorde de produção da safra passada seja batido", informou o analista sênior da consultoria Safras & Mercado, Flávio França Júnior.

No lado positivo, os destaques que levaram a essas conclusões foram os excelentes resultados econômicos na safra 2010/11 e a expectativa de mercado mais baixo, mas ainda firme para 2012, estimulando área e tecnologia. E no lado negativo, as limitações impostas foram o aumento nos custos de produção, recuperação na área de milho, as disputas fundiárias no Paraguai e Bolívia, e tributárias na Argentina.

"Além disso, sem dúvida o mais importantes deles, as perdas que vão sendo contabilizadas em função da escassez de chuvas observada em parte importante da região produtora entre dezembro e janeiro", concluiu.

Tags:

Fonte: Agência Safras & Mercado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes