Com fundamentos positivos, soja opera em alta no pregão regular

Publicado em 15/02/2012 13:40 e atualizado em 15/02/2012 14:16
Nesta quarta-feira, os futuros dos grãos negociados na Bolsa de Chicago iniciaram o pregão regular em alta. Entre a soja, o milho e o trigo, a oleaginosa é quem registra os ganhos mais expressivos, com altas superiores a 10 pontos.

O movimento de alta no mercado da soja ainda encontra suporte nas adversidades climáticas, no bom humor do mercado financeiro e na demanda pelo produto dos EUA. 

Quanto ao clima, para o período entre os próximos 5 a 7 dias deverá ser de mais tempo quente e seco no Rio Grande do Sul e no norte da Argentina. 

A seca vem provocando sérias quebras na produção da América do Sul, levando diversas consultorias a reduzirem suas estimativas para as safras de importantes países produtores. 

Sobre a demanda, as vendas que foram reportadas essa semana animara o mercado, já que sinalizam que a procura pela soja norte-americana deverá continuar grande. Hoje, pelo terceiro dia consecutivo, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) informou a venda de mais 116 mil toneladas da oleaginosa para a China. 

Uma comitiva chinesa que está nos Estados Unidos poderia firmar um acordo bilateral de comércio que poderia firmar a venda de algo entre 10 e 12 milhões de toneladas de soja dos EUA para a nação asiática. 

"Isso não significa que vai se comprar mais, mas garantiria a venda desse volume", explicou o analista de mercado Daniel D'Ávilla, da New Edge Corretora, de Nova York. 

D'Ávilla falou ainda sobre os fundos e afirmou que, a cada dia, eles entram comprando mais no mercado de grãos e também acabam impulsionando novos movimentos de alta entre as cotações. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sobe nesta 2ª feira em Chicago acompanhando o trigo, mas com fundamentos de pressão a frente
Exportação de soja do Brasil recua 2,6% pela média diária até agora em maio, diz Secex
Produtores de soja da Argentina aguardam alta de preços para vender safra prejudicada por chuvas
Importações de soja do Brasil pela China aumentam 11,7% em abril ano a ano
Preços da soja sobem em Chicago nesta 2ª feira, acompanhando nova disparada do trigo