Soja: TMG alerta sobre sintomas de mancha aureolada

Publicado em 02/04/2012 15:25 e atualizado em 10/03/2020 14:48
Na safra 2011/2012 foi observado aumento de manchas de causa não definida em plantas de soja cultivadas na região do Cerrado. Tais manchas, de cor amarelada, definidas como mancha aureolada, parecem com a mancha alvo, causada pelo fungo Corynespora cassicola. Esta semelhança provocou confusão no campo.
 
Com o objetivo de ajudar produtores e técnicos distinguir mancha alvo dos sintomas de manchas aureoladas, a Tropical Melhoramento & Genética (TMG) contatou José Tadashi Yorinori, um dos mais experientes especialistas em doenças e anormalidades da soja.
 
Baseado em observações a campo, Tadashi explica que uma das formas de identificar o que é mancha alvo é o que mancha aureolada, é acompanhar a evolução das manchas nos diferentes estádios das plantas ou em folhas da mesma idade.
 
“Quando comparada com as manchas aureoladas que podem gerar confusão, essas se desenvolvem sem a presença do ponto escuro inicial e, com o passar dos dias, apresentam necrose no centro das manchas, formando lesões de coloração castanho-escura uniforme no centro e ausência dos anéis concêntricos. A confusão ocorre quando ambas as manchas aparecem no mesmo folíolo”.
 
O pesquisador explica que na cultura da soja há registros de doenças que são incluídas na categoria de anormalidades da soja. Entre as anormalidades, destacam-se diversas manchas foliares, denominadas como mancha amarela e mancha aureolada. “Possivelmente, a mancha aureolada é uma evolução da mancha amarela”, diz Tadashi.
 
De acordo com o pesquisador a confusão do sintoma da doença (a mancha alvo) com as manchas foliares ocorre nos estágios iniciais de formação das manchas. “Por isso é importante acompanhar a evolução das manchas”.
 
Ele explica que não se conhece estudos sobre as possíveis causas das manchas amarelas e aureoladas, não havendo semelhança com descrições ou ilustrações de sintomas conhecidos, causados por deficiências nutricionais.
 
“Tentativas de isolamento de agente(s) patogênico(s), como fungos e bactérias, mostraram-se infrutíferas. Até o momento não foi possível associar nenhum fungo patogênico da soja com as manchas amarelas ou aureoladas, antes da ocorrência da necrose no centro das manchas velhas”.
 
“Considera-se também, a possibilidade da expressão dos sintomas como consequência da falta de micronutrientes essenciais não considerados importantes, exauridos de solos originalmente pobres, pelos anos de cultivo”, completa o pesquisador.
 
Adalberto Basso, coordenador do Desenvolvimento de Mercado da TMG, afirma que apesar da ocorrência de mancha aureolada, não se conhece, até o momento, relatos de perdas de produtividade por causa dessa anomalia.

Tags:

Fonte: AI TMG

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação