Reunião reafirma produção necessária de farelo de soja no Brasil

Publicado em 08/08/2012 17:25 e atualizado em 09/08/2012 09:41
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebeu a confirmação de membros da União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio) que não faltará farelo de soja para a fabricação de rações para animais no segundo semestre deste ano. O encontro ocorreu nesta quarta-feira, 8 de agosto, e contou com a participação do secretário de Política Agrícola, Caio Rocha, e do presidente da Ubrabio e da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel, Odacir Klein.
 
A previsão da associação é que sejam produzidos cerca de 2,4 bilhões de litros de óleo de soja para a fabricação de biodiesel em 2012, o que irá gerar aproximadamente 12 milhões de toneladas de farelo do cereal. Com essa perspectiva, avalia Rocha, o Ministério da Agricultura amplia a segurança para os setores que utilizam ou necessitam do produto.
 
“Esta reunião amplia o nosso diálogo com o setor privado e traz mais tranquilidade. As usinas de biodiesel garantem que não diminuirão a quantidade produzida em relação ao ano passado e que poderão até registrar um pequeno aumento no volume de farelo originado”, destaca ele.
 
De acordo com Klein, as indústrias filiadas à Ubrabio cumprirão com as suas cotas destinadas à produção de combustível e oferecerão quantidade suficiente da proteína para a criação de suínos e aves. O biodiesel produzido no Brasil é composto por 80% de óleo de soja, 15% de sebo bovino e 5% de outras fontes, como o caroço de algodão. “Com a quantidade de litros que nós vamos entregar estaremos produzindo uma quantidade expressiva de farelo de soja”, afirma.

Tags:

Fonte: Ministério da Agricultura

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago realiza lucros depois dos últimos pregões positivos ; canal de alta está mantido mas dependente de novidades nos EUA
Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias