Safra 12/13: Problemas climáticos atrapalham plantio da soja em SP

Publicado em 06/11/2012 15:04
A safra paulista de soja segue sob as incertezas climáticas. No município de Jaú, localizado na região central do Estado, o plantio da oleaginosa está parado devido à falta de chuvas. Segundo o produtor rural Danilo Bergamaschi, as lavouras não recebem chuvas há 10 dias e previsões climáticas não têm se confirmado para o município. “Tem previsão que aponta 80 mm, outras 200 mm. Produtor não sabe se planta ou espera. Já temos uma porcentagem plantada na incerteza”, explica. 

Enquanto isso em Itapeva, no sudoeste de São Paulo, produtores avançam no plantio da soja, embora chuvas ainda se mantenham irregulares. Para o presidente do Sindicato Rural do município, Dagoberto Mariano César, atraso nas chuvas não deve prejudicar safra de soja, mas pode diminuir área da safrinha de milho e favorecer plantio das culturas de inverno, como trigo. Itapeva deve ter acréscimo de 10% na área total de soja.

Já no norte de Santa Catarina as chuvas vieram em boa hora. Em uma semana, o município de Canoinhas recebeu 200 mm de precipitações. De acordo com o engenheiro agrônomo, Elisandro Noernberg, os produtores devem concluir semeadura em 15 dias, dentro da melhor janela de plantio.

Área com soja no planalto norte do Estado terá acréscimo de 30% em cima de áreas de milho e feijão. Para Noernberg, produtor deve estar atento à rotação de culturas e ao clima também na colheita, evitando prejuízos significativos caso haja problemas com a soja.

Tags:

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira