Safra 2012/13: Com irregularidades, plantio da soja avança em Goiás

Publicado em 09/11/2012 20:47
O plantio da soja verão caminha de forma bem heterogênea em Goiás. Em Jataí, no sudoeste do Estado, plantio do grão está praticamente concluído. De acordo com o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Mozart Carvalho de Assis, algumas regiões estão fazendo o replantio da soja, pois chuvas demoraram a vir. 

Com a alta nos preços da soja no mercado mundial, produtores de Jataí abriram áreas de pastagens na região e acréscimo deve chegar a 20%. Comercialização antecipada chega a 50% da produção estimada.

Enquanto isso, no sul de Goiás, a falta de chuvas impossibilita avanço do plantio da soja. Em algumas áreas semeadura atinge apenas 15% da área a ser plantada. 

Já no leste de Goiás, em Cristalina, chegada das chuvas nesta semana deu fôlego ao plantio da soja. Segundo o engenheiro agrônomo da Cooperativa Agrícola Serra dos Cristais (Coacris), Renato Caetano, plantio acontece no período ideal nesta temporada. “Nos últimos dois anos plantio foi antecipado por chuvas que chegaram mais cedo. Atualmente, estamos com 30% da área plantada”, afirma.

Comercialização antecipada da soja chega a 50% da produção estimada e preços para fixação futura operam na faixa de R$60. Incremento de área será de 6% em cima de áreas de milho e feijão. Cristalina possui atualmente 60 mil hectares irrigados com culturas como milho, soja e feijão.

Tags:

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem nova alta em Chicago, fica acima dos US$12/bushel, mas continuidade do movimento ainda depende do clima nos EUA
Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Soja mantém movimento de alta e sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª; chuvas no RS em foco