Acompanhamento da evolução de plantio da Soja no Mato Grosso do Sul - safra 2012/13
Publicado em 20/11/2012 09:56
Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul – APROSOJA-MS e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – FAMASUL, realizaram levantamentos de campo entre os dias 12 a 14 de novembro, em dez (10) municípios do Cone-Sul e oito (8) municípios do Centro/Norte, com a finalidade de verificar a evolução do plantio.
Conforme visitas à campo a média ponderada de área plantada no estado alcançou 97,6%. Sendo que na região sul, o plantio se confirma com 100 %, ao passo que na região centro/norte o estado está com 93,8 % confirmado.
Pode-se acompanhar a evolução de plantio por município estudado no gráfico 1, para a região sul, e no gráfico 2 para a região centro/norte. Para representar visualmente a evolução do plantio, temos os mapas da região centro/norte (Mapa 1) e da região sul (Mapa 2), onde demonstra os municípios e suas faixas de percentual plantados.
Entre os dias 12 e 15 de novembro os municípios visitados apresentaram médias de pluviosidade, entre 01 e 14 mm no dia 12 e de 01 a 59 mm no dia 15 (mapa 3). A frequência de chuvas no período de 4 dias para a região centro/norte, favoreceu a cultura da soja, que se encontra em bom desenvolvimento, não sofrendo déficit hídrico até o momento.
No mapa 4, podemos observar a precipitação acumulada no período de cinco (5) dias, entre 12 e 16-11-2012 para o estado de Mato Grosso do Sul, e assim como visualizado nos mapas, tem-se uma diminuição das chuvas para o período, no Cone Sul do estado.
Os municípios da região sul concluíram a fase de plantio da cultura da soja, conforme previsto. Já para a região centro/norte do Estado, o plantio se estende por conta das chuvas que ocorrem na região forçando os produtores a pararem suas maquinas e atrasar o fechamento do plantio em alguns municípios, principalmente em Sonora que fecha nesta semana com 80% de sua área já plantada.
Fonte:
Aprosoja MS + Famasul