Acompanhamento da evolução de plantio da Soja no Mato Grosso do Sul - safra 2012/13

Publicado em 20/11/2012 09:56
Associação dos Produtores  de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul – APROSOJA-MS e a  Federação da Agricultura e  Pecuária de Mato Grosso do Sul  – FAMASUL,  realizaram levantamentos de campo entre os dias 12 a 14 de novembro, em dez (10) municípios do Cone-Sul e oito (8) municípios do Centro/Norte, com a finalidade de verificar a evolução do plantio.

Conforme visitas à campo  a média ponderada  de área plantada  no estado  alcançou 97,6%. Sendo que na região  sul,  o plantio se confirma  com 100 %,  ao passo que  na região centro/norte o  estado está com  93,8 % confirmado.

Pode-se acompanhar a evolução de plantio por município estudado no  gráfico 1, para a região  sul,  e no  gráfico 2 para a região centro/norte. Para representar visualmente a evolução do plantio, temos os mapas da região centro/norte (Mapa 1) e da região sul (Mapa 2), onde demonstra os municípios e suas faixas de percentual plantados.





Entre os dias 12 e 15 de novembro os municípios visitados apresentaram  médias de pluviosidade, entre 01 e 14 mm no dia 12 e de 01 a 59  mm no dia 15  (mapa 3). A frequência de chuvas no período de 4 dias para a região centro/norte, favoreceu a cultura da soja, que se encontra em bom desenvolvimento, não sofrendo déficit hídrico até o momento.

No  mapa  4, podemos observar a precipitação acumulada no período de cinco (5) dias, entre 12 e 16-11-2012 para o estado de Mato Grosso do Sul, e assim como visualizado nos mapas, tem-se uma diminuição das chuvas para o período, no Cone Sul do estado.

Os municípios da região sul  concluíram a fase de plantio da cultura da soja, conforme previsto. Já para a região centro/norte do Estado, o plantio se estende por conta das chuvas que ocorrem na região forçando os produtores a pararem suas maquinas e atrasar o fechamento do plantio em alguns municípios, principalmente em Sonora que fecha nesta semana com 80% de sua área já plantada.


Tags:

Fonte: Aprosoja MS + Famasul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira