Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel

Publicado em 19/12/2025 08:45 e atualizado em 19/12/2025 09:27

Logotipo Reuters

19 Dez (Reuters) - A chinesa Sinograin vendeu 32,7% das 550 mil toneladas de soja oferecidas em seu terceiro leilão deste mês, informou a consultoria Mysteel nesta sexta-feira, abaixo dos 77,5% do primeiro leilão, refletindo um interesse de compra mais fraco à medida que o armazenador estatal trabalha para abrir espaço para as chegadas de soja dos EUA.

A Sinograin vendeu 179.702 toneladas de soja importada das safras de 2022 e 2023 a 3.750,83 iuanes (US$532,74) por tonelada, com entregas programadas de janeiro até o final de maio, disse a Mysteel.

Os leilões ocorrem no momento em que Pequim aumenta as compras de cargas de soja dos EUA após uma trégua comercial com Washington no final de outubro, apesar do excesso de oferta doméstica impulsionado por chegadas recordes da América do Sul e demanda lenta.

Os preços médios e as taxas de arremate do leilão caíram em rodadas sucessivas. Nos dois leilões anteriores, cerca de 720.000 toneladas foram vendidas no total, representando 70% do volume oferecido, com preços médios de 3.935,3 iuanes e 3.852 iuanes por tonelada, respectivamente.

A menor taxa de arremate do leilão "reflete o fato de que a China, fundamentalmente, tem suprimentos suficientes de soja", disse um trader baseado na China.

A China comprou mais de 7 milhões de toneladas de soja dos EUA desde outubro, disseram três operadores à Reuters, caminhando em direção à meta de 12 milhões de toneladas citada por algumas autoridades dos EUA.

Pequim não publica dados oficiais sobre seus estoques de grãos e sementes oleaginosas, mas os operadores estimam que a Sinograin, armazenadora estatal, esteja mantendo de 40 milhões a 45 milhões de toneladas de soja, o suficiente para cobrir cerca de cinco meses de consumo.

Os operadores disseram esperar que cerca de 4 milhões de toneladas sejam oferecidas no atual ciclo de leilões.

(Reportagem da equipe da Reuters)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário