Safra 2012/13: Após mais de 20 dias de seca, chuvas retornam ao sul do país

Publicado em 26/11/2012 16:47
O retorno das chuvas neste último final de semana trouxe grande alívio às lavouras de soja. Em Santa Terezinha do Itaipu (PR) seca já durava 28 dias, enquanto na região do Grande Erechim, estiagem chegava há 20 dias.

No município paranaense, somente nestes últimos dias as lavouras de soja receberam 80 mm de precipitações. Segundo o produtor rural, Emerson Luiz Romanha, lavouras já sentiam bastante efeito da seca. “Já tivemos perdas, pois a planta estava em fase de crescimento e ficará com porte menor”, explica.

Já em Erechim, apesar do atraso das precipitações, soja não tem plantio comprometido, pois semeadura na região pode acontecer até 15 de dezembro sem influenciar produtividade.

Em Goiás, chuvas se normalizam após período de forte atraso em algumas regiões. Área plantada será de 2,8 milhões de hectares e produtividade pode ultrapassar os 9 milhões de toneladas, ante as 8,2 milhões da temporada anterior.

Safrinha de milho

Em Goiás, safrinha de milho será menor que a expectativa inicial de plantio. Segundo o assessor técnico da Federação de Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), Leonardo Machado, expectativa inicial era de 8% de acréscimo, mas atraso no plantio da soja irá diminuir incremento para 5%, chegando a 730 mil hectares plantados.

Tags:

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto