Agricultores retomam o plantio da soja no RS após estiagem

Publicado em 27/11/2012 11:07
Depois de 25 dias sem chuvas na região de Passo Fundo (RS), as precipitações voltaram ao município, na última sexta-feira (23), permitindo o retorno das plantadeiras aos campos, durante o final de semana. O plantio na cidade estava paralisado em decorrência da baixa umidade do solo e das elevadas temperaturas.

Segundo o produtor rural gaúcho Valcir Raimundo Ghizzoni, o plantio da oleaginosa está muito atrasado na cidade e os agricultores ainda precisam plantar cerca de 40% da área estimada para a soja. Por outro lado, as chuvas melhoraram as condições das lavouras que já tinham semeadas. 

E a previsão para a próxima sexta-feira (30) é que haja mais precipitações o que tende a contribuir com o avanço na semeadura na região. De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Passo Fundo, João Batista Fernandes da Silveira, caso as chuvas permaneçam regulares o plantio de soja na Região Norte do Estado deve ser encerrado em meados do mês de dezembro. 

A Emater-RS sinaliza que ainda falta semear metade da área projetada para a produção de soja na localidade de Passo Fundo, que é de 850 mil hectares. Já a expectativa de produção total da oleaginosa do Estado é de 11.347.564 de toneladas, conforme dados do boletim de acompanhamento da safra 2012/13 da entidade.

Tags:

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços da soja retomam fôlego e fecham 4ª em alta na Bolsa de Chicago, acompanhando o óleo
Preços da soja voltam a subir em Chicago nesta 4ª feira, acompanhando retomada do óleo
Soja: Preços têm leves baixas em Chicago nesta 4ª, dando sequência às perdas da sessão anterior
Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023