Safra 2012/13: Chuvas voltam, mas soja já tem produção comprometida

Publicado em 28/11/2012 16:07
O retorno das chuvas a boa parte do Brasil traz muito alívio às lavouras de soja, mas não recupera totalmente a planta após período de estiagem. Em Sarandi (PR), seca chegou há 15 dias e áreas em início de floração foram prejudicadas pela seca, com comprometimento, principalmente, do porte da planta.

Em Sapezal (MT), lavouras precoces que foram atingidas pela seca terão perdas de até 20% na produtividade estimada, derrubando expectativas de safra cheia no município.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Cláudio Scariote, atraso das chuvas terá ainda como consequência menor aproveitamento da safrinha de milho. A redução na área plantada será de apenas 10% - pois boa parte das sementes e coberturas para as lavouras já foram adquiridas - mas produtividade terá comprometimento, pois semeadura pode acontecer no mês de março.

Café

De acordo com o presidente do Sindicato Rural do município e também gerente da Câmara Setorial do Café, Walter Ferreira Lima, os cafezais do Paraná receberam somente em junho cerca de 600 mm de chuvas, derrubando boa parte dos grãos e comprometendo qualidade do produto.

Em Centenário do Sul, no norte do Estado, custo total de produção é de R$423/saca, enquanto valor pago pelos melhores cafés não chega a R$340. 

Tags:

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira