Soja: Mercado tenta se recuperar e opera com volatilidade em Chicago

Publicado em 19/12/2012 11:53
Depois das expressivas baixas registradas pela soja na Bolsa de Chicago nesta terça-feira (18), de quase 30 pontos nos vencimentos mais próximos, o mercado agora tenta se recuperar na sessão desta quarta (19). Os negócios, entretanto, exibem forte volatilidade e já passaram tanto pelo lado positivo quanto negativo da tabela. Por volta das 12h30 (horário de Brasília), as posições mais negociadas na CBOT operavam com perdas entre 1,50 e 3,50 pontos. 

Nesta terça-feira, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) anunciou o cancelamento da venda de mais de 400 mil toneladas de soja a serem entregues na safra 2012/13, sendo 300 mil para a China. A notícia pesou severamente sobre as cotações, que já vinham sendo pressionadas pelas favoráveis condições climáticas na América do Sul que vêm contribuindo para o bom desenvolvimento das lavouras. 

O mercado, portanto, opera de lado nesta quarta-feira. "O mercado tem bons fundamentos. O quadro de oferta e demanda mundial - americano, brasileiro e argentino - está muito apertado nesse momento, então os fundamentos seguem favoráveis, mas os fatores principais da semana, que são clima na América do Sul e demanda chinesa foram negativos. Então, depois de ter caído muito ontem, o mercado tenta se recuperar hoje", disse Vlamir Brandalizze, consultor da Brandalizze Consulting. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira