Grãos: soja realiza lucros após alta de mais de 20 pontos em Chicago
Publicado em 17/01/2013 09:41
As cotações da soja iniciaram a quinta-feira (17) com leves recuos na Bolsa de Chicago, depois de fechar o pregão eletrônico de ontem (16) com mais de 20 pontos de ganhos. Por volta das 10h30 (horário de Brasília) os principais vencimentos da oleaginosa operavam com mais de 5 pontos de baixa. A retração dos preços, pouco expressiva nesse pregão, reflete mais um novo movimento de realização de lucros.
Apesar da realização porém, o analista da AgriPAC, Pablo Adreani, da Argentina, acredita que o mercado tem fôlego para continuar subindo, uma vez que os fundamentos são positivos. A demanda pela soja norte-americana permanece aquecida, principalmente, por parte da China. E a relação entre os estoques e a demanda mundial ainda é apertada.
Da mesma forma, a situação climática na América do Sul, especialmente, na Argentina também exercem uma pressão positiva nos preços em Chicago. “Temos esse mercado climático onde os fundos começam a comprar soja pensando que não irá ter chuvas. E caso a ausência de chuvas permaneça o mercado tende a continuar firme, altista”, afirma Adreani.
Por outro lado, se as condições climáticas melhorarem e a expectativa de uma boa safra sulamericana se concretizar, essa situação pode pressionar negativamente as cotações da soja no mercado internacional.
Por: Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas