Soja: safra do Paraná deve ser 41% superior em relação à do ano passado

Publicado em 28/01/2013 10:16
De acordo com o boletim de acompanhamento do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná, a produção estimada de soja é de 15,3 milhões de toneladas na safra 2012/13. O número representa um crescimento de 41% em relação à temporada anterior que alcançou 10,8 milhões de toneladas. 

Do mesmo modo, a área plantada também aumentou 5%, passando de 4,39 milhões de hectares na safra 2011/12 para 4,63 na produção atual. Além disso, os produtores paranaenses estão animados com os preços do grão com a saca de soja sendo negociada, em média, a R$ 59,00. 

Já a colheita da soja está se iniciando no Paraná, e tende a se intensificar na segunda quinzena do mês de fevereiro e março. Em algumas regiões produtoras o percentual colhido é de 3,3%, no caso do Núcleo Regional de Toledo. Segundo o Deral, em todo o estado o número é de 1% da área total projetada. 

Cerca de 92% das lavouras estão em boas condições, 7% têm desenvolvimento médio e 1% estão em condições ruins, conforme aponta o boletim. E as plantações semeadas, em torno de 55% em fase de frutificação, 24% em floração, 16% maturação e 5% em desenvolvimento vegetativo. 
Ainda de acordo com a Secretaria, apesar das chuvas terem sido favoráveis no início do sem de janeiro, os últimos dias registraram o tempo mais seco e quente. No entanto, os produtores e técnicos acreditam que a safra da soja 2012/13 seja compensadora e apresentem um bom rendimento.

Tags:

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias
Soja volta a subir forte na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira com reflexos ainda da cheias no RS