Soja: somatória de fatores negativos pressionam preços na CBOT

Publicado em 14/02/2013 09:52
Nesta quinta-feira (14), o mercado internacional de grãos opera com pequenas baixas registrando um movimento de realização de lucros. Após cinco pregões em queda, os futuros encerraram a sessão anterior com leves ganhos, próximos da estabilidade, confirmando o momento de volatilidade no mercado. Por volta das 11h00 (horário de Brasília) os principais vencimentos registravam mais de 3 pontos de queda. 

Segundo o economista da Granoeste Corretora de Cereais, Camilo Motter, a tendência é que haja um momento de volatilidade, em que o mercado não tem direção definida em busca de novas notícias que estimulem os investidores. “O quadro mudou, alguns fatores negativos entraram em ação e fez com que os fundos liquidassem suas posições de forma maciça. A partir do relatório do USDA os preços se sustentam acima de US$ 14 por bushel quando anteriormente estavam próximos de US$ 15 por bushel”, afirma. 

O economista destaca que o mercado aguardava certo recuo nas exportações norte-americanas e o comprometimento dos estoques finais dos EUA. No entanto, o órgão manteve os números dos embarques no país e aumentou a produção brasileira, que deverá alcançar 83,5 milhões de toneladas. Já a safra argentina diminuiu para 53 milhões de toneladas. 

“Então, tivemos o desencadeamento de uma série de fatores negativos, primeiro o relatório, que aumentou a produção brasileira, a combinação de melhores chuvas no RS e na Argentina, embora haja problemas pontuais e com a China fora do mercado em função do feriado de Ano Novo no país, contribuem para a formação desse cenário”, explica Motter. 

Da mesma forma, a ineficiente logística brasileira que pode atrasar a entrada efetiva da produção no mercado também influencia a formação desse quadro, mas por outro lado, aumenta a oferta do produto no mercado, conforme relata o economista. Fator que também pode pressionar, sazonalmente, os preços futuros em Chicago. 

Tags:

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias
Soja volta a subir forte na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira com reflexos ainda da cheias no RS