Soja Plus apresenta resultados conquistados em 2012

Publicado em 25/03/2013 12:33
Programa já conta com 250 propriedades cadastradas e 7,5% dos produtores associados à Aprosoja.
O Programa de Gestão Socioambiental da Propriedade Rural Brasileira (Soja Plus) apresentará na próxima quarta (27), durante o III Seminário Desafios e Oportunidades da Sojicultura Brasileira, os resultados conquistados em 2012 juntos aos produtores na adequação de propriedades rurais. O seminário ocorrerá no auditório do Senar-MT, em Cuiabá, às 14h. O primeiro painel será apresentado pelo diretor executivo da Aprosoja, Marcelo Duarte, e mostrará também o planejamento do programa para este ano.

O programa nasceu em 2011 com a realização de cursos e oficinas orientativas aos produtores e desde abril do ano passado iniciou o trabalho a campo. Hoje já conta com 350 associados e 250 propriedades cadastradas, que representam 6% da área de soja de Mato Grosso. O atual modelo proporciona uma orientação mais intensa, praticamente uma extensão rural. “Os nossos supervisores passam o dia na fazenda orientando, tirando dúvidas dos produtores sobre como fazer as construções rurais, etc, além de distribuir as ferramentas desenvolvidas pelo programa para auxiliar na adequação da propriedade”, explicou o gerente de Planejamento da Aprosoja, Cid Sanches.

Sanches informou que a maior dificuldade encontrada junto aos produtores durante esse quase um ano de trabalho a campo foi na Consolidação da Lei do Trabalho (CLT), especificamente na jornada de trabalho dos funcionários das propriedades. “É importante que o produtor cobre que os funcionários cumpram a carga horária estabelecida por lei, respeitando os horários de intervalos e refeições”, disse. Ele ressaltou que a melhor solução para cada propriedade quanto à jornada de trabalho dos funcionários deve ser discutido junto aos seus respectivos contadores.

O produtor que desejar participar do Soja Plus deve se inscrever nos cursos sobre a Norma Regulamentadora 31 (NR 31), legislação trabalhista que rege os trabalhos nas áreas rurais. O curso é ministrado por instrutores do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), e tem como objetivo garantir a qualidade de vida do trabalhador e diminuir os riscos da atividade. Após o recebimento de certificado emitido pelo Senar-MT, que é reconhecido pelo Ministério do Trabalho, o produtor receberá a visita do supervisor da Aprosoja para começar o processo de orientação.

No segundo painel será feito uma apresentação da sojicultura brasileira relacionando-a com a sustentabilidade. Essa apresentação mostrará que o Brasil é o maior produtor mundial de grãos e o que mais preserva e também tratará do atual Código Florestal. A palestra será feita pelo produtor rural Ricardo Arioli Silva. O terceiro painel será aberto para casos de empresas que vêm desenvolvendo projetos em sustentabilidade, como o Instituto Ação Verde, Instituto Algodão Social (IAS) e Basf.

O Soja Plus é um programa de melhoria contínua, não é certificação e nem tem custo para o produtor. Tem como meta se tornar o maior programa de gestão de propriedade rural do país, preparando o produtor para atender as demandas de forma mais sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental. Além da Aprosoja, participam do desenvolvimento do projeto a Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove), Senar/MT e IAS. Mais informações acesse: https://www.aprosoja.com.br.

Tags:

Fonte: Aprosoja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes