Soja: Irregularidades climáticas e ataque de lagartas poderão comprometer 50% da safra do Piauí
Publicado em 05/04/2013 12:58
e atualizado em 05/04/2013 14:15
A safra de soja 2012/13 do Piauí poderá registrar uma quebra de 50% devido às intempéries climáticas e ao forte ataque da lagarta helicoverpa nas lavouras do estado. A projeção foi feita pelo presidente regional da Associação dos Produtores de Soja e Milho no Piauí (Aprosoja- PI) e vice-presidente do Sindicato Rural de Uruçuí, Altair Fianco.
O presidente destaca que o estado poderia colher 1,6 milhão de toneladas de soja nos 546 mil hectares cultivados nesta safra. No entanto, a produção não deverá ultrapassar as 800 mil toneladas. Na temporada anterior, o Piauí colheu 1, 263 milhão de toneladas, segundo dados do 6º levantamento da Conab (Companhia Nacional do Abastecimento). Já a produção desse ano foi estimada em 1, 278 milhão de toneladas.
Ainda de acordo com o presidente, a helicoverpa deverá ser a grande preocupação dos produtores do Piauí e os custos de produção poderão ser maiores, uma vez que os investimentos em defensivos agrícolas tendem a aumentar. Apesar desse cenário, os prejuízos ocasionados nesta temporada não devem prejudicar o crescimento da agropecuária na região, conforme sinaliza Fianco.
Na Bahia, a safra de soja também deve apresentar uma diminuição decorrente da seca e do ataque da helicoverpa, conforme disse o sócio-diretor da Agroconsult, André Pessôa. A expectativa é que a produtividade média das plantações da oleaginosa no estado alcance 41,9 sacas/ha, número abaixo do registrado na safra anterior, de 47,7 sacas/ha.
Por: Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas