Soja e trigo fecham o dia com altas de dois dígitos na Bolsa de Chicago

Publicado em 08/04/2013 15:34
A segunda-feira (8) foi de recuperação para as cotações da soja na Bolsa de Chicago. Após uma semana de intensas e consecutivas baixas, o mercado sustentou uma recuperação, retomando importantes patamares de preços. Os principais vencimentos subiram mais de 10 pontos, com o contrato maio/13, referência para a safra brasileira, encerrando os negócios a US$ 13,77, com alta de 15,50 pontos. 

A baixa recente dos preços estimulou uma volta dos compradores ao mercado, além de os preços buscarem uma recuperação após seguidas sessões de baixas. O sentimento era de que o mercado estava sobrevendido, o que fez também com que os investidores buscassem um melhor posicionamento antes da divulgação de mais um relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). 

Nesta quarta-feira (10), o departamento traz seu novo relatório mensal de oferta e demanda e a espera pelos números mexe com a movimentação do mercado. Os fundamentos permanecem os mesmos e isso também não deixa muito o foco dos investidores. A oferta ainda segue muito justa e a demanda não dá sinais de desaquecimento. "O mercado vai reagir já que não tem oferta, tem pouco vendedor e a soja é extremamente demandada", afirma Liones Severo, consultor da SIM Consult. 

Paralelamente, outro fato que estimulou as altas da soja foi o avanço do trigo na Bolsa de Chicago em função de compras da China. A nação asiática adquiriu 16 cargos do grão nos Estados Unidos e estimulou expressivas altas no mercado internacional. As cotações do trigo fecharam a segunda-feira com altas de mais de 10 pontos. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira