Vazio sanitário da soja em Mato Grosso começa dia 15

Publicado em 06/06/2013 15:30
O vazio sanitário da soja Mato Grosso começa no próximo dia 15 e vai até 15 de setembro. O prazo está definido pelo INDEA - Instituto de Defesa Agropecuária.

Esta é uma medida de controle legislativo que, "aliada a outras técnicas de manejo adotadas pelo produtor, visa minimizar os impactos causados pela ferrugem asiática (phakopsora pachyrhizi), detectada pela primeira vez no Estado em 2003".

O instituto explica que "o controle é realizado, como regra geral, através da proibição do cultivo de soja na entressafra e da destruição de tigüeras (plantas originárias de grãos caídos no solo), eliminando desta forma o que é denominado de “ponte verde” para a permanência do fungo no ambiente, o que favoreceria a incidência precoce da praga na safra vindoura".

A partir de 16 de setembro, os sojicultores estão liberados para plantarem a safra de verão. O INDEAconsidera que devem surgir "os primeiros focos ocorra o mais tarde possível, acarretando menor número de aplicações de fungicidas, menor custo de produção, melhor qualidade dos grãos e, consequentemente, maior competitividade com outros mercados".

Veja a notícia na íntegra no site do Midia News.

Tags:

Fonte: Midia News

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rio Uruguai começa a subir e submergir lavouras de arroz e soja em São Borja (RS)
Soja apresenta quedas em Chicago na manhã desta quarta-feira (8)
Soja em Chicago realiza lucros depois dos últimos pregões positivos ; canal de alta está mantido mas dependente de novidades nos EUA
Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior