Seca ameaça estimativas para a soja na Argentina, diz Oil World
A seca na Argentina se tornou crítica em quase todo o norte do país, região produtora de grãos e oleaginosas, com riscos para as previsões de rendimento da soja, disse a Oil World.
O centro e o norte da província de Santa Fe estão passando pela pior seca dos últimos 50 anos, que afeta cerca de 10 milhões de hectares, com 1 milhão de hectares destinados para a soja.
"Ainda há tempo para a recuperação da soja, mas as estimativas de produção de soja podem cair consideravelmente se a chuva esperada não ocorrer em novembro e dezembro", apontou a Oil World.
Chuvas insuficientes nas próximas quatro a oito semanas podem significar que a soja não estará completamente plantada na Argentina, e também que aqueles que fizeram seu plantio mais cedo devem enfrentar problemas, o que irá reduzir a estimativa de 53 milhões de toneladas que a Oil World projeta para o pais em 2013/14.
A soja caiu cerca de 8% em Chicago este ano devido às estimativas de grandes safras nos Estados Unidos e no Brasil. A produção mundial da soja deve chegar a 281.3 milhões de toneladas em 2013/14, contra 267 milhões de toneladas em 2012/13.
Com informações da Bloomberg