Argentina: agronegócio termina 2013 com boas perspectivas para soja e milho

Publicado em 23/12/2013 13:16

O setor agropecuário argentino encerra outro ano com boas perspectivas para a soja e para o milho e com uma nova aposta pela recuperação do trigo, enquanto as economias regionais começam a acender "luzes amarelas" por problemas de competitividade.

Segundo estimativas oficiais, a área plantada de soja alcançaria 20,8 milhões de hectares, enquanto para o milho está número deve ser de 5,7 milhões. Com essas estimativas, deve-se obter uma colheita de 57 milhões de toneladas para a soja e 32 milhões de toneladas para o milho.

No entanto, os fatores climáticos distintos podem influenciar no resultado final. Tal como o sul do Brasil, a Argentina deve enfrentar dias secos com a entrada do verão, prejudicando a umidade do solo. De todas as formas, as perspectivas para os resultados da soja e do milho não devem ser alteradas.

Os produtores de trigo estão na expectativa para o próximo plantio, uma vez que houve o anúncio da criação de um fundo para os produtores sobre os direitos das exportações do cereal.

As economias regionais enfrentam problemas com a falta de competitividade. Produtos como os cítricos do litoral tiveram um ano marcado pelo aumento de custos e inconvenientes com os custos de logística, cada vez mais altos. O açúcar sofre os efeitos da queda dos preços internacionais e a produção local é afetada por problemas climáticos, o que obrigou vários engenhos a apostar na produção de biocombustíveis para manter as margens de rentabilidade.

Outro fato relevante do ano foi a aprovação da China para receber a soja RR2 da Monsanto, que começou a ser vendida no país asiático, o que causou expectativa entre os produtores e exportadores.

(Com informações do America Economia)

Tags:

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira