Caravana Embrapa começa roteiro em Mato Grosso levando informações sobre Helicoverpa

Publicado em 13/01/2014 10:45

Começa nesta terça-feira, dia 14, o roteiro da Caravana Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitárias pelo estado de Mato Grosso. A primeira parada será a Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde, a partir das 8h. Participam da comitiva pesquisadores da Embrapa que irão apresentar informações sobre o manejo integrado de pragas, entre elas a lagarta Helicoverpa armigera.

Na quarta-feira, dia 15, a Caravana Embrapa estará em Sapezal, onde realiza um evento às 8h, no auditório da Prefeitura Municipal. Já na quinta-feira, dia 16, o roteiro mato-grossense será encerrado com um evento no Sindicato Rural de Campo Verde, também a partir das 8h.
Nos três municípios, a programação terá palestras abordando o histórico e os aspectos bioecológicos da Helicoverpa armigera, o manejo integrado de pragas (MIP) em soja, milho e algodão, as tecnologias de aplicação e o cenário regional da praga na safra atual. Os especialistas também ficarão disponíveis para conversar com o público presente, trocar experiências e tirar as principais dúvidas sobre o assunto.

As atividades da Caravana Embrapa são direcionadas para técnicos rurais, extensionistas e profissionais de assistência técnica de cooperativas, associações, empresas públicas e privadas e autônomos. A expectativa é que estas pessoas possam multiplicar o conhecimento, levando as informações até o campo. Assim busca-se um manejo de pragas mais racional e eficiente, reduzindo a quantidade excessiva de aplicações de inseticidas.

As inscrições para a Caravana Embrapa são gratuitas e poderão ser feitas na hora e local do evento.
 
Caravana
A Caravana Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitárias começou suas atividades em dezembro com eventos em Goiás, Distrito Federal e no Rio Grande do Sul. Até março, equipes de especialistas percorrerão todas as regiões produtoras de grãos do país levando informações emergenciais sobre o manejo da Helicoverpa armigera. O roteiro completo pode ser acompanhado no site www.embrapa.br/caravana. Neste site também é possível baixar os materiais informativos.  

A Caravana é uma iniciativa da Embrapa e conta com apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Em Mato Grosso, a programação será coordenada pela Embrapa Agrossilvipastoril e terá apoio da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Instituto Matogrossense do Algodão (IMA), Sistema Famato e Fundação MT.
 
Serviço:
Caravana Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitárias
Lucas do Rio Verde (MT)
14 de janeiro – 8h às 11h30
Auditório da Fundação Rio Verde - Rodovia MT 449 - Km 08 
 
Sapezal (MT)
15 de janeiro – 8h às 11h30
Auditório da Prefeitura Municipal - Av. da Traíra 1532, Centro
 
Campo Verde (MT)
16 de janeiro – 8h às 11h30
Sindicato Rural – Rua Belo Horizonte 820

Tags:

Fonte: Embrapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja inicia julho com estabilidade na Bolsa de Chicago após relatório do USDA, de olho no clima
Apesar do USDA "baixista", soja sobe em Chicago nesta 3ª, esperando números mais pesados
Exportação de soja do Brasil em junho fica abaixo do previsto devido à chuva, aponta Anec
Soja opera em campo positivo na Bolsa de Chicago, apesar do USDA e da baixa do óleo
Soja segue recuando em Chicago nesta tarde de 3ª feira, esperando pelos números do USDA
Safra recorde de soja faz preço do óleo despencar 10,2% em 2026, aponta APAS