Melhorias no solo podem auxiliar no rendimento da soja

Publicado em 30/04/2014 08:33

Uma técnica utilizada na agricultura pode incrementar o rendimento da soja em lavouras onde o solo limita a planta na busca pela água. De acordo com o pesquisador da Fundação MS, Douglas Gitti, a escarificação possui duas formas de execução. A mecânica, realizada com implementos agrícolas, e a biológica, que é feita por meio do sistema radicular da planta.

Segundo Gitti, normalmente se usa a escarificação em sistemas com integração de culturas. “Outro exemplo além da soja, é o milho com capim. O sistema radicular do capim contribui com melhorias na estrutura do solo”, explica o pesquisador.

Ainda conforme Gitti, para que a técnica dê o resultado esperado pelo produtor rural, é necessário que ela seja colocada em prática da forma correta. “É necessária a utilização correta do sistema plantio direto, ou seja, realizando rotação de culturas, produção de palha no sistema e o não revolvimento do solo também contribui com os atributos químicos, físicos e biológicos do solo”, afirma.

Ação
A escarificação é utilizada em áreas que possuem algum problema de limitação física como uma camada compactada do solo. “A técnica mecânica tem uma validade de curto prazo. Feita no momento certo, contribui diminuindo a camada compactada, mas os problemas voltam no ano seguinte. Já a escarificação biológica é mais duradoura”, ressalta.

Todas as informações desta e de outras pesquisas serão divulgadas a partir do dia 7 de maio, em eventos da Fundação MS, onde os dados das pesquisas realizadas nesta safra 2013/2014 da soja serão apresentados em várias cidades do Estado.

Conforme o pesquisador, sobre a escarificação, por enquanto, a Fundação MS realizou uma pesquisa bibliográfica. “No próximo ano nós devemos inserir esses dados e realizar uma pesquisa própria aqui em Mato Grosso do Sul”, afirmou Gitti.

Serviço – As apresentações de resultados de pesquisas referentes a safra de soja 2013/2014 serão realizadas durante o mês de maio em 10 municípios. Confira abaixo as datas e os locais.

Naviraí: 07/05
Local: Copasul

Amambai: 08/05
Local: Sindicato Rural

Rio Brilhante: 09/05
Local: Sindicato Rural

Sidrolândia: 13/05
Local: Sindicato Rural

Campo Grande: 14/05
Local: Famasul

São Gabriel do Oeste: 15/05
Local: Sindicato Rural

Itaporã: 16/05
Local: Câmara Municipal

Maracaju: 20/05
Local: Câmara Municipal

Ponta Porã: 21/05
Local: Sindicato Rural

Dourados: 22/05
Local: Sindicato Rural (Expoagro)

Tags:

Fonte: Fundação MS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja intensifica baixas em Chicago nesta tarde de 2ª feira
Agrural: Chuvas se regularizam e lavouras de soja têm boas condições no Brasil
Soja/Cepea: Negócios se aquecem no spot
Soja: Mercado opera em campo misto e com estabilidade na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira
Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel