EUA: Com trégua das chuvas no Meio-Oeste, colheita da soja e milho avança e produtividade reportada é alta

Publicado em 24/10/2014 15:56

Alguns bons períodos livres das chuvas excessivas das últimas semanas permitiram que os produtores norte-americanos voltassem aos campos por todo o Meio-Oeste dos Estados Unidos e retomassem os trabalhos de colheita, segundo informações apuradas pelo site norte-americano Farm Futures. O progresso mais expressivo deverá ser observado nos campos de milho, porém, altas produtividades vêm sendo reportadas em ambas as culturas. Até o último domingo (19), já havia 53% da área de soja e 36% de milho colhidos, contra a média de 66% para a oleaginosa e de 53% para o cereal, de acordo com o último boletim de acompanhamento de safras divulgado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) no último dia 20. Os números serão atualizados na próxima segunda-feira (27). 

No sudeste do estado de Iowa, a colheita de soja já está quase concluída, atingindo médias de rendimento de 56,7 a 68,05 sacas por hectare. Na mesma região, o milho conseguiu a atingir níveis de umidade de 20% ou até mesmo menos que isso. No noroeste do estado, os primeiros reportes mostram a produtividade do cereal variando entre 169,35 a 201,1 sacas por hectare. Um produtor entrevistado pelo Farm Futures disse que "estão sendo observadas produtividades recordes, porém, não os números recordes que foram estimados no início dessa safra". Na região, a umidade do grão tem variado entre 17 e 20%. 

Em Illinois, soja e milho têm recebido a mesma atenção nos trabalhos de campo. Ainda segundo o boletim da Farm Futures, o clima no estado também tem se mostrado favorável e a colheita pode ser finalizada nesta semana. A produtividade tem ficado nas mínimas das expectativas, entre 68,05 e 90,72 sacas por hectare. 

Em Indiana, os produtores rurais estão de volta às lavouras pela primeira vez em muitas semanas e também retomaram os trabalhos. No entanto, já há novas previsões de chuvas para o estado a partir da próxima terça-feira (28). A produtividade esperada para Indiana é de algo entre 73,7 e 90,72 sacas por hectare no caso da soja, e entre 277,82 e 289,17 sacas por hectare para o milho. 

 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação