Cultivada há cem anos no país, soja deve gerar R$ 45,2 bi no RS em 2015

Publicado em 16/12/2014 07:45

Lançadas timidamente em solo gaúcho há cem anos, quando a agricultura brasileira ainda era uma atividade de subsistência, as primeiras sementes de soja vindas dos Estados Unidos levariam mais de 60 anos  para firmar raízes e brotar resultados na economia brasileira. Dividida em fases bem marcadas, com bases mais sólidas a partir da década de 1980, a expansão do grão fez crescer o Brasil do agronegócio. No país, que exibe  a segunda maior produção mundial e sucessivos recordes na colheita, a soja transformou-se em moeda – com peso valioso tanto no mercado interno quanto nos negócios internacionais.

No Rio Grande do Sul, onde o município de Santa Rosa protagonizou o primeiro plantio comercial do país em 1914, o complexo soja (da semeadura ao beneficiamento) já responde por 13,3% do Produto Interno Bruto (PIB). A riqueza do grão ultrassa os limites da porteira e transcende para outros setores da economia.

Confira a notícia na íntegra no site do Zero Hora

Tags:

Fonte: Zero Hora

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem nova alta em Chicago, fica acima dos US$12/bushel, mas continuidade do movimento ainda depende do clima nos EUA
Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Soja mantém movimento de alta e sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª; chuvas no RS em foco