Soja volta a recuar em Chicago nesta 3ª feira, USDA anuncia novo cancelamento e nova venda

Publicado em 27/01/2015 12:53

Depois de uma manhã de estabilidade na Bolsa de Chicago, os futuros da soja voltaram a recuar no início da tarde desta terça-feira (27). Entre as posições mais negociadas, as baixas variavam entre 7,75 e 10,50 pontos, por volta das 13h40 (horáiro de Brasília). 

Como já vem sendo sinalizado pelos analistas e consultores, o mercado segue buscando novas notícias que possam direcionar as cotações de maneira mais significativa, como os boletins reportados pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). 

E nesta terça, o USDA trouxe duas informações ao mercado, sendo uma delas o cancelamento de uma compra da China de 120 mil toneladas de soja da safra 2014/15 e, ao mesmo tempo, uma venda de 111 mil da mesma temporada para destinos desconhecidos. O cancelamento acaba exercendo um efeito psicológico negativa sobre as cotações, porém, a venda acaba limitando as baixas e assim, os negócios registram mais um dia de volatilidade no cenário internacional. 

Paralelamente, ainda há a espera de uma definição do cenário climático na América do Sul, principalmente no Brasil, onde as condições são adversas e já provocam perdas irreversíveis em importantes regiões produtoras. Porém, ainda segundo analistas, essas perdas ainda não têm sido consideradas pelo mercado global, o qual trabalha com números de uma safra cheia, na casa de 95 milhões de toneladas, o qual não deve se concretizar. 

A tendência para essa semana, segundo explicou o consultor Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting, deve ser de um mercado caminhando de lado pelo menos até o final dessa semana, justamente por conta da falta de novidades concretas. 

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja reduz ganhos e fecha com leves altas em Chicago nesta segunda-feira
Soja mantém alta em Chicago, mas reduz ganhos ao longo da sessão nesta segunda-feira
Semana começa com soja e trigo com altas de mais de 2 dígitos em Chicago; milho também sobe
Soja sobe em Chicago acompanhando avanço do trigo nesta segunda-feira
AgRural: MT ganha ritmo, mas plantio de soja do Brasil agora está atrás do ano passado
SOJA/CEPEA: Preços recuam no Brasil e nos EUA