Chuva salva lavouras de soja safrinha no Paraguai

Publicado em 30/03/2015 11:12

O Paraguai ampliou a aposta na safrinha de soja e, com 700 mil hectares plantados, tinha lavouras há três semanas sem chuva. Mas as precipitações dos últimos três dias trouxeram alívio ao setor, embora ainda não garantam a produtividade esperada, que em algumas regiões é de 3 mil quilos por hectare, confere a Expedição Safra Gazeta do Povo, em viagem pelo país.

“Precisamos de mais duas chuvas até meados de abril”, afirma o produtor Márcio Giordani Mattei, de Santa Rosa del Monday (Alto Paraná). Considerando toda a região que planta soja safrinha, são necessárias precipitações por mais um mês, ressalva o técnico agrícola Fernando Schultz, da Agrotec.

As lavouras da safrinha mais prejudicadas pela falta de chuva neste ciclo são aquelas que foram semeadas primeiro, há três meses. Estão perto da colheita e não se beneficiam da umidade recente. Foram plantadas nas mesmas áreas da soja de setembro, que também foi prejudicada pelos veranicos — o que significa que o clima castigou duas vezes os mesmos produtores.

Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo.

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes