Temporais na Bahia podem atrasar escoamento da soja

Publicado em 14/04/2015 07:28

A região do MATOPIBA se destaca no cenário agrícola nacional com sua produção de soja,  algodão e milho. Reunindo as áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a macrorregião apresenta clima favorável, além de grandes investimentos por parte do poder público e dos produtores, o que colabora com o crescimento.

Dos estados produtores, a Bahia, segundo a Conab, é quem responde pela maior parte da produção do MATOPIBA com 8,433 milhões de toneladas de grãos produzidos nos seus 3,246 milhões de hectares. O escoamento se dá pela ligação entre as rodovias federais e estaduais com o porto de Salvador, o que facilita em muito a exportação dos grãos.

Mas, com as chuvas da última semana, tanto a produção quanto a logística da região ficaram comprometidas. “A chuva foi localizada e não afetou muito. Lógico que em algumas micro regiões ela está dificultando a colheita e causando perdas”, informou Ernani Sabai, Diretor de Projetos da AIBA, Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia. “As chuvas de Salvador é que podem causar atraso e caso prolonguem demais é capaz de termos perdas por problemas com a logística”, explicou o diretor. 

Leia o conteúdo na integra no site Só Notícias.

Fonte: Só Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes