Cooperativas gaúchas vão tentar negociar royalty da soja transgênica

Publicado em 01/07/2015 07:44

Por Gisele Loeblein

Por decisão unânime, o conselho de administração da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado (Fecoagro-RS) decidiu que vai tentar abrir negociação com a Monsanto para redução da cobrança dos royalties da segunda geração de soja transgênia, a Intacta RR2.

Ontem (30), houve entendimento dos cinco conselheiros e de dois diretores da entidade de que há espaço para conversar com a empresa. Grupo de trabalho, formado por conselheiros, diretores e áreas comercial e jurídica vai tentar marcar reunião com a multinacional para tratar do assunto.

Dois pontos estão na mira: o pagamento sobre a produção, com a sugestão de que seja feito apenas na aquisição da semente, e a diminuição do valor por hectare, de R$ 118.

A lógica da proposta é garantir a remuneração pelo desenvolvimento da tecnologia, mas com um valor que não seja considerado excessivo.

A preocupação, segundo a entidade, é que, com o alto custo atual, muitos produtores gaúchos optem por salvar a semente por conta própria.

— Achamos que nossa proposta é boa em todos os sentidos. Remunera quem cria a tecnologia e incentiva uso da semente legal — observa Paulo Pires, presidente da Fecoagro.

Leia a notícia na íntegra no site Zero Hora.

Fonte: Zero Hora

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo