Plantio de soja 2016/17 no Paraná avança para 37%, diz Deral

Publicado em 11/10/2016 15:18

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de soja 2016/17 no Estado do Paraná alcançou 37 por cento da área total projetada, ante 27 por cento na semana passada, segundo relatório publicado pelo Departamento de Economia Rural (Deral) nesta terça-feira.

O plantio da safra 2016/17 está 14 pontos percentuais à frente do registrado no mesmo período de 2015, quando 23 por cento da área projetada havia sido plantada com a oleaginosa.

Na região de Cornélio Procópio, no norte do Estado, o baixo volume de chuvas tem prejudicado o plantio. "Já faz 35 dias que não chove no volume necessário, fazendo com as atividades de plantio no milho e na soja estejam paralisadas", disse Devanir Ladeira, técnico do Deral no município.

No sul do Paraná, as boas condições climáticas têm permitido que o plantio da soja avance dentro da normalidade, alcançando 50 por cento da área plantada, segundo Ricardo Martyn Kaspreski, técnico em Francisco Beltrão.

Em Guarapuava, também na região sul, pancadas de chuva na última semana beneficiaram o plantio da soja, segundo o Deral.

TRIGO

A colheita do trigo no Paraná, maior Estado produtor do cereal no país, está em 64 por cento segundo o relatório desta terça-feira, avanço de 10 por cento ante os 54 por cento que haviam sido colhidos até a semana passada e ante 67 por cento em igual período de 2015.

Em Cornélio Procópio, a colheita do trigo já está quase concluída. "Praticamente estão encerradas as operações de colheita no milho segunda safra e no trigo, com produtividades abaixo da estimativa inicial", disse Ladeira.

(Por Laís Martins)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira