Paraguai: complexo soja cresce 8,8% em renda em relação a 2015

Publicado em 13/10/2016 11:23

Entre janeiro e setembro deste ano, a importação de produtos do complexo soja (grãos, farelo e óleo de soja) permitiu um volume de ingresso de 2 bilhões e 831,7 milhões de dólares ao Paraguai, que corresponde a um crescimento de 8,8% em relação aos 2 bilhões e 602,2 milhões de dólares gerados por estes produtos no mesmo período do ano passado, de acordo com o Banco Central do Paraguai (BCP).

Até o terceiro semestre deste ano, este setor da economia, que é o principal gerador de renda por exportações, ingressou 229,5 milhões de dólares a mais do que o mesmo período do ano passado. Este incremento nos valores está relacionado diretamente ao maior fluxo de embarques de grãos de soja e derivados, como explicaram representantes do setor exportador agrícola.

Volume

Segundo o informe divulgado pelo BCP, as exportações de soja e derivados totalizaram 7.869.300 toneladas entre janeiro e setembro deste ano, ao mesmo tempo em que o mesmo período de 2015 teve embarques registrados de 6.906.300 toneladas. Isso representa um crescimento de 13,9% no volume exportado.

O quadro apresentado pelo BCP indica que até setembro foi registrado um aumento de 17,9% em volume de embarques de grãos de soja, 6,7% em envios de farelo de soja e 6,8% na exportação de óleo de soja.

Depreciação

O fator negativo no comércio de soja e derivados segue representando a depreciação no mercado internacional, que privou a possibilidade de uma maior renda. A média da cotação dos produtos do complexo sojeiro foi de US$ 360 por tonelada entre janeiro e setembro deste ano, o que corrresponde a uma depreciação de 4,2% com relação ao ano passado. Até o segundo semestre de 2015 o preço médio foi de US$ 376 a tonelada, segundo os registros do BCP.

Por: Izadora Pimenta, com informações do ElAgro.com.py
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira