Argentina: produtores da zona núcleo pedem por uma nova baixa nas "retenciones" de soja

Publicado em 21/10/2016 15:05

Os produtores rurais da Confederação de Associações Rurais de Buenos Aires e La Pampa (Carbap), entraram com um pedido para o presidente da Argentina, Maurício Macri, para que haja uma nova baixa nas taxas, as chamadas "retenciones" de exportações de soja, logo depois de o Governo anunciar uma baixa gradual de 0,5% mensais a partir do próximo ano.

"O estado argentino fracassou como distribuidor de riqueza", disse o presidente da Carbap, Matías de Velazco. Ele diz que o executivo "deveria ter baixado as taxas de exportações da soja não apenas por ser uma promessa de campanha, mas também porque é um imposto retrógrado".

"Deve ficar bem claro que a Argentina necessita de produção, tanto agropecuária como as outra, e está comprovado que o Estado argentino fracassou como distribuidor da riqueza e como impulsor do desenvolvimento do país. Por essa razão, é uma missão deste Governo fazer as coisas bem para que se comece a desenterrar o populismo", concluiu Velazco.

As províncias das zonas norte, nordeste e noroeste da Argentina, incluidas no Plano Belgrano de Maurício Macri, terão 5% dos 30% de taxas sobre a exportação de soja reembolsados pelo governo, uma vez que estas áreas têm maior custo com frete por estarem localizadas longe do porto.

As províncias da zona núcleo, como Buenos Aires e La Pampa, que não têm o mesmo custo com o frete, terão a diminuição gradual a partir do próximo ano, sobre os mesmos 30%.

Com informações do Infocampo.com.ar

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira