Argentina: com solos no limite, "não entra nem mais um milímetro de água"

Publicado em 31/10/2016 14:30

Os solos argentinos estão ao limite de sua capacidade. Sendo assim, novas chuvas poderiam trazer importantes danos para a safra 2016/17. Zonas como o sudeste de Córdoba e o noroeste de Buenos Aires, onde o mês de outubro deixou mais de 200mm de água, são as mais complicados.

Os prognósticos indicam um fim de semana estável e, onde for possível, os produtores começarão a lançar "toda a sua potência" para começar o plantio de soja, como aponta o site local Agrositio.

Ainda que alguns produtores tenham começado a plantar no último final de semana, as tarefas cessaram rapidamente devido à volta das chuvas. No ano passado, já havia 10% de área plantada a esta altura. Este ano, são apenas 2%.

Novos nascimentos de pragas aparecem em alguns lotes que estavam preparados para receber a semente. As pragas mais complicadas seguem sendo a buva e o amaranthus quitensis. A ansiedade entre os produtores cresce a cada dia que passa, uma vez que muitos planejam recuperar os trabalhos neste final de semana, "plantando tudo o que as condições de solo permitirem", escreve o Agrositio.

Com informações do Agrositio

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja recua em Chicago nesta 6ª feira com farelo caindo mais de 1% e demanda chinesa ainda no radar
Soja sente tombo de Chicago nos portos, mas dólar e demanda chinesa amortecem pressão no Brasil
Soja 26/27: chuva aperta janela no RS e exige precisão no plantio; especialista aponta estratégias para proteger produtividade
Soja despenca mais de 15 pontos em Chicago com pressão dos derivados; dólar limita impacto no Brasil
StoneX vê safra de soja 26/27 do Brasil em 183,36 mi t e menor exportação de milho em 25/26
Entrada da nova safra americana no mercado traz pressão sazonal sobre a soja de Chicago, mas clima do BR permanece no radar