Plantio de soja já atinge 77,6% da área brasileira, estima INTL FCStone

Publicado em 21/11/2016 08:47

Com ciclos climáticos bem diversos, e a maioria das regiões apresentando condições muito boas, o plantio de soja atinge 76,8% da área no Brasil, de acordo com levantamento da consultoria INTL FCStone. “Estamos falando de uma safra espalhada em um território de mais de 4 milhões de KM². Identificamos ‘contratempos’ apenas no sul do Mato Grosso do Sul, onde o nível de chuvas segue abaixo do histórico, e Oeste da Bahia, atraso acima do normal no início das precipitações”, explica o Diretor de Inteligência de Mercado do grupo, Thadeu Silva. Importante ressaltar que estes ‘contratempos’ - em ambos os casos não apresenta riscos de perdas de produtividade irreversíveis.

State

% Planted

Share Brazil Crop Area

PR

92,0%

18%

MT

95,5%

27%

GO

85,0%

11%

MG

45,0%

4%

RS

50,0%

17%

MS

96,3%

8%

MA

50,0%

2%

PI

10,0%

1%

TO

35,0%

2%

BA

45,0%

4%

PA

8,0%

0%

RO

85,0%

1%

Other

90,0%

5%

Brazil

77,6%

100%

Destaca-se que as próximas semanas têm previsão de chuvas na maior parte da área, dando condição para Matopiba (região compreendida pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e Minas Gerais avançarem no plantio. “O Rio Grande do Sul, que também tem bastante área a plantar, deve apresentar clima mais seco mas, como tem bom nível acumulado no solo, deve apresentar grande avanço na semeadura”, afirma o Diretor Silva. De Campo Grande ao Rio Grando do Sul há riscos de veranicos ao longo de dezembro e janeiro – possíveis efeitos do La Niña.

Já no Centro Oeste, sobretudo Mato Grosso, cada vez mais a preocupação deixa de ser estiagens e passa para possibilidade de chuvas excessivas em janeiro e fevereiro durante a colheita. 

Relatório da INTL FCStone ainda indica que o Matopiba tem risco de estiagem entre janeiro e fevereiro e, segundo o Agrometeorologista, Marco Antônio dos Santos, essa condição apresenta risco, mas espera condições bem melhores que no ano passado.

Fonte: INTL FCStone

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira
Soja sem novidades em Chicago e a baixa demanda pelo grão americano promovem dia de muita oscilação, mas poucas mudanças no preços
Emater: Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul