Soja: Mercado opera estável após máximas, mas mantém atenção na demanda e América do Sul

Publicado em 22/11/2016 07:07

O mercado internacional da soja começou o dia atuando em campo positivo e renovando suas máximas em um mês nesta terça-feira (22), porém, por volta das 11h (horário de Brasília), os futuros da oleaginosa vinham testando o outro lado da tabela e devolvendo parte dessas últimas altas. As baixas, porém, eram bastante tímidas e não chegavam a 1 ponto entre as posições mais negociadas, com o janeiro ainda se sustentando nos US$ 10,20 e o maio/17, referência para a safra brasileira, nos US$ 10,35 por bushel. 

"Esse movimento do mercado se dá com o entusiasmo de algumas novas compras por parte dos fundos no começo do dia que foi diminuindo", explica Bryce Knorr, analista sênior do portal internacional Farm Futures. O foco, porém, ainda segundo ele, se mantém sobre o clima na América do Sul e mais a demanda chinesa e, quanto mais se souber sobre esses dois fatores, mais o mercado caminha. 

A semana começou com novos números fortes dos embarques norte-americanos e notícias positivas ainda sobre o mercado asiático de oleaginosas, incluindo não só o grão, mas também farelo e óleo. E nestav terça, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) ainda reportou a venda de 30 mil toneladas de óleo de soja para a China. 

Ainda entre os fundamentos, há a conclusão da colheita nos Estados Unidos e o mercado agora atento ao desenvolvimento da produção sulamericana. "A colheita nos EUA já terminou e os agricultores norte-americanos agora estarão ansiosos para vender nos rallies antes que os importadores comecem a migrar sua demanda para a América do Sul" explica, em nota divulgada nesta terça, o diretor de estratégia agrícola do Commonwealth Bank da Austrália, Tobin Gorey. 

Veja como fechou o mercado nesta segunda-feira:

>> Soja: Com demanda e fundos, Chicago fecha com mais de 2% de alta e preços no BR acompanham

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago realiza lucros depois dos últimos pregões positivos ; canal de alta está mantido mas dependente de novidades nos EUA
Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias