Produção argentina de óleo de soja cresce 8,5% de janeiro a novembro ante 2015

Publicado em 29/12/2016 14:37

BUENOS AIRES (Reuters) - A produção de óleo de soja da Argentina subiu 8,5 por cento de janeiro a novembro, ante mesmo período no ano passado, para 8,01 milhões de toneladas, devido a um crescimento no volume da oleaginosa processada, disse nesta quinta-feira o Ministério da Agricultura.

A Argentina é o principal exportador mundial de óleo e farelo de soja e o terceiro maior fornecedor global do grão antes do processamento.

"O aumento é consequência das maiores moagens da soja.. ao se industrializar 41.089.553 toneladas de soja" nos primeiros onze meses do ano, o que representa uma alta anual de 7,23 por cento, disse o ministério em comunicado.

O governo sinalizou que entre janeiro e outubro o valor das exportações argentinas de óleo de soja subiu para cerca de 3 bilhões de dólares.

O volume de soja comercializado na Argentina cresceu em 2016 após o presidente Mauricio Macri ter eliminado os impostos sobre as exportações de soja e seus derivados após assumir o cargo, em dezembro do ano passado.

(Por Maximilian Heath)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias
Soja volta a subir forte na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira com reflexos ainda da cheias no RS